sábado, 17 de novembro de 2012

Dicas para apresentar o seu TCC.


Olá Pessoal!


O fim do ano está chegando, e você universitário do último semestre mais conhecido como “formando”, tende a se desesperar com o trabalho de conclusão de curso, o TCC que é uma exigência nos cursos superiores.
Aposto que seu TCC está quase pronto, porque afinal estamos na segunda quinzena de novembro, então as dicas que vou te passar será referente à apresentação diante da banca examinadora.
No dia da apresentação procure aliviar a tensão dos ânimos relaxando a mente, tome líquidos para colaborar com a voz, não se vista com muitos acessórios exagerados colares e brincos exagerados, nem saias curtas e decotes chamativos, e para homens gravata de tons excêntricos não são recomendáveis assim como camisetas e tênis também não dá. O melhor mesmo é lembrar-se da simplicidade e formalidade.
Ler textos antes da apresentação, mas sem preocupar se com decorar os trechos, pois o importante é conhecer bem o assunto, essa técnica evita o branco na hora.
Na apresentação modere o tom de voz, não fale nem baixo e nem muito alto, foque a visão num ponto pouco acima da cabeça dos espectadores, assim não focalizará no olhar de desaprovação e na pergunta interior “o que estão achando mim”. Evite também ler papéis, e os gráficos servem apenas de apoio e não para ler ao público.
Caso utilize gráficos, tenha sempre os nas versões que possa ser utilizadas como em arquivo pdf, slides em PowerPoint, ou impressos em papel, pois nunca se sabe o que pode ocorrer no dia.
Controle o tempo treinando sua apresentação em casa, saiba bem qual o tempo da apresentação, e deixe um tempo de margem para imprevistos ou para observações finais da bancada examinadora, vá preparado neste quesito evite gesticular demais, comentários desnecessários e pouca objetividade, mostre os pontos relevantes mantendo a calma e coerência.
Conclua a exposição, e ao ser questionado pela banca examinadora, apenas se justifique com apontamentos objetivos.  


Essas são apenas poucas dicas para estimular seu interesse na apresentação, você pode encontrar outras na rede, através dos links:





Post elaborado através das fontes:


Blog  da Carol Luvizotto 05/07/2011
Pratica de pesquisa.com.br texto do prof. Alejandro Knaesel Arrabal 26/09/2010
10 mandamentos para apresentação de monografias e eventos por: Sinara Duarte 11/06/2009 site http://softwarelivrenaeducacao.wordpress.com



2 comentários:

  1. Poderia dar umas dicas de TCC ( No formato de artigo)?
    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro ILIKE CHOPIN obrigado pelo comentário, vou trabalhar em breve sobre o tema em formato de artigo, e aproveito para elogiar seu blog, que sempre leio e aprendo um pouco mais sobre política e espiritualidade e outros assuntos.

      abraço amigo!

      Excluir